sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Casuarina


Já dizia Dorival Caymm. Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé

Hoje, analisando essa letra vejo o quanto eu era estúpido, ignorante, cabeça dura. Eu só gostava de um tipo de música, não abria meus tímpanos para algo novo, tudo que não fosse rock desafinava o meu labirinto e assim me tonteava. Não experimentar novos estilos musicais me limitou no passado, ainda estudando publicidade e almejando ser um profissional da área. Um publicitário não pode cercar o seu mundo, não pode ficar de olhos fechados para o que acontece ao redor da terra. Seguir essa profissão requer saber de tudo ou quase tudo. Tem que conhecer filmes, livros, bandas, culturas, línguas dentre tantas outras coisas. Tem que ter um grande conhecimento para elaborar suas criações, textos. Até mesmo para ter uma boa conversa informal na mesa de um bar.

Só me libertei da cegueira e me atinei para isso quando um grande amigo meu (José Henrique Fialho), digno de respeito por sua vasta cultura, abriu a janela e me mostrou o mundo que havia lá fora. À partir desse momento conheci diversos ícones musicais e fui introduzido ao samba. Foi amor à primeira ouvida.

Uma banda que me ajudou a se apaixonar por este estilo musical tão brasileiro foi o grupo Casuarina. Banda carioca que se formou em 2001 e chama atenção pela jovialidade de seus músicos que interpretam verdadeiros clássicos do samba, dando uma nova roupagem às melodias. Em 2012 eles inovaram e lançaram um novo disco (Trilhos – Terra Firme), que contém músicas próprias. Sem perder o gingado este álbum é uma grande surpresa para quem achava que a banda só sabia interpretar e não criar suas próprias canções.

Logo abaixo seguem dois vídeos do dvd MTV Apresenta Casuarina. Gravado na Fundição Progresso no Rio de Janeiro. Foi a partir daí que hoje sou um apaixonado por samba e acredito até que meu coração bate na batida perfeita de um pandeiro. Depois de ouvir muito batuque  cheguei a uma incrível conclusão. O rock tem tudo a ver com samba. Tem letras de protesto, batida forte, interpretes engajados, suingue e atitude. Quer um cara mais rock´n roll que Bezerra da Silva? O que vocês acham? Vejam o vídeo do Casuarina com Roberto Silva e tirem suas próprias conclusões. Se puderem postem seus comentários.

Icaro Vieira

2 comentários:

Delena disse...

Nao conhecia e vc me apresentou, adorei, curto de montao, bjos

Anônimo disse...

Realmente, é uma banda sensacional.