segunda-feira, 4 de maio de 2009

As porcarias dos veículos de comunicação


Não sei se vocês percebem, mas algo que reparo já faz um bom tempo é o poder da mídia sobre o mundo. É ela que dita as regras, as tendências, o que deve ser feito, sobre o que vamos falar em nossas rodas de prosa. É uma força sobrenatural, surreal. Veículos de comunicação são os principais detentores do poder em nosso país e não sei se é por isso, que todo político que se preze, é dono ou sócio de algum jornal, revista, rádio, TV. É o famoso coronelismo eletrônico. Outra coisa que me desperta interesse e nojo é a exaltação que algumas matérias recebem. Algumas são muito mais interessantes e dignas de destaque, mas ganham apenas o rodapé com 5 linhas falando sobre o assunto. Só é capa aquilo que realmente vende. Os veículos de comunicação já perceberam isso há muito tempo e alguns jornais já fizeram a sua receita para vender cada vez mais. São basicamente 3 coisas que eles devem falar. Colocar uma mulher gostosa e pelada, muito sangue (entra neste quesito o pavor e o medo) e futebol. Lembram-se da vaca louca? Ela ganhou as manchetes de todos os jornais e enquanto era interessante ($) para os veículos, assumiu a capa de todos estes e de uma hora para outra desapareceu. Lembram-se daquela criança que foi jogada da janela do apartamento pelos pais? Enquanto ela gerou lucros para as mídias eu só ouvia e via isso em cada canal. Hoje eu nem me lembro o nome dela. Lembram-se da gripe suína? Durante uma semana eu fiquei com medo, desesperado, apreensivo. Pensei em mudar para Marte, comprei máscaras, me tranquei em casa, nem pela TV eu queria ver o jogo da seleção mexicana. Mas graças a Deus acho que ela foi embora, de sábado para domingo ela escafedeu-se e o campeão carioca (rsrsrsrsr) Flamengo assume a capa de todos os jornais do nosso maravilhoso e democrático país. O Flamengo é um herói, ele acaba de erradicar a gripe suína e considero esse feito um milagre. Os jornais dormiram no domingo devendo até as calças e acordaram na segunda no azul. Além de acabar com os malditos suínos gripados, o Clube de Regatas Flamengo salvou milhões de veículos de comunicação da falência. Será que o poder divino é do mengo ou dos visionários veículos? Afinal de contas saber a hora de mudar o foco das matérias é algo perspicaz ou melhor dizendo, valioso.

Ficarei aqui esperando ansioso pela próxima lambança.



Ícaro Vieira



3 comentários:

Júlio Nesce... disse...

Meu querido afilhado Ícaro, muito bom o seu texto " As porcarias dos veículos de comunicação", gostei muito como sempre, e continuo achando que está ficando cada vez melhor... E quanto mais escrever - a tendência natural como tudo na vida - é melhorar e melhorar... (Como diz na propaganda “Se é Melhoral: é bom). Como você trabalha com publicidade é bom saber o poder da mídia a serviço dos próprios interesses, que naturalmente, estão sempre tentando agradar os seus clientes que querem vender cada vez mais o seu produto. São poucos, os publicitários e marketeiros éticos, nesse mundão nossos de cada dia... Um abraço e tudo de bom

Anônimo disse...

Cabecao.. adorei o tema. E isso me preocupa muito tambem. Acaba que a midia nos influencia tanto que nem opiniao propria mais nao temos. Adorei mesmo o texto
bjo
Priscilla Veloso

Anônimo disse...

surely motivate resembles acologix goodie purism listserv distributes ncirdchange dates celebrate
semelokertes marchimundui