terça-feira, 20 de maio de 2008

Ennio Marricone


Antes de começar esse post gostaria de contar uma curiosidades. Há alguns anos atrás, quando eu era criança, estava indo para uma represa que existe na minha cidade natal com alguns amigos do meu pai. Um deles estava em um carro escutando uma música estranha, de faroeste. Comecei a rir e perguntei para ele como podia gostar daquele estilo musical. O fato é que o tempo passou e aqui estou, indicando este mesmo artista que debochei a algum tempo. Agora vamos ao que interessa.
Acho que a melhor descrição para este cidadão (muito longe de ser comum) é gênio. Mas para falar a verdade, ainda não existe uma palavra que qualifique o dom de Ennio Marricone. Nascido em Roma no ano de 1928, Marricone é sem duvida o maior compositor italiano e um dos maiores do mundo. Seu estrelado começou através dos faroestes italianos dirigidos por Sergio Leone para a trilogia Por um Punhado de Dólares (Per un Pugno di Dollari, 1964), Por uns Dólares a Mais (Per Qualche Dollaro in Più, 1965) e Três Homens em Conflito (Il Buono, il Brutto, il Cattivo, 1966). Este terceiro tem uma das músicas mais marcantes e características da história do cinema. Pode ter certeza que os filmes de faroeste nunca mais foram os mesmos com as trilhas deste mestre, pois a sua música de certa maneira sugeria um tom mais crítico, mais sarcástico à narrativa dos faroestes.
Marricone soube como ninguém misturar música e cinema. Suas trilhas sonoras estamparam mais de 400 filmes.
Em agradecimento a sua contribuição ao cinema mundial, Marricone recebeu em 2007 um Oscar honorário, que foi entregue por Clint Eastwood.
Não deixe de conferir os vídeos a seguir e procure algum disco para se surpreender.






Ícaro Vieira

2 comentários:

Boldinho_D2 disse...

Caralho, vc lembrou de Ennio Marricone. Show demais cara. Fera!

Unknown disse...

Amor, quando escutei, lembrei-me de quando meu pai assistia aos filmes de faroeste,rsrs, ele iria adorar. Muito bom, como diz o Dinho "Do caralho", rsrsrs. Beijos.

Rafaella Rocha