domingo, 17 de junho de 2007

Ser héroi custa caro

Hoje acordei meio estranho.
Acordei com uma vontade incontrolável de ser alguém completamente
diferente. Ousado...
Acordei com uma imensa vontade de mudar o mundo.
Solucionar os problemas de falta de saneamento básico na região do
nordeste mineiro, com vontade de escorraçar a miséria que afaga
violentamente o sertão baiano, acabar com a corrupção que destrói o
meu país de norte a sul.
Acordei com espírito de Robin Wood, talvez um pouco Gandhi.
Nunca tive tanto entusiasmo, sede de transformação. Esperança.
Resolvi abrir os jornais. Escândalo no senado, corrupção na Polícia
Federal, máfia das ambulâncias... Resolvi fechar os jornais.
Resolvi abrir alguns sites na Internet. Prostituição de menores,
professora encontra maconha na mochila de criança de 6 anos, polícia
mata inocentes... Resolvi fechar essas benditas páginas.
Não tenho nada para fazer. Sair de casa nem pensar, essa hora posso
ser roubado, seqüestrado, assassinado. Ligar a TV não vale a pena,
sensacionalismo barato, falta de cultura, talvez um pouco de sexo e
violência explicita em pleno horário nobre.
Um instante de silêncio domina o meu apartamento. E aquela vontade
com que acordei de mudar o país, já não me instiga mais.
Sabe de uma coisa? Ser herói no Brasil dá muito trabalho e sai caro.
Tem que pagar neguinho ali, corromper aqui, negociar acolá. Só de
pensar nessa maracutaia me dá azia.
O melhor a fazer é tomar um sal de frutas e dormir de novo.

Nos meus sonhos eu posso ser o que quiser.


Ícaro Vieira

Nenhum comentário: