sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Buena Vista Social Club

Depois de algumas semanas sem postar uma dica musical, vou me redimir desse erro gravíssimo com uma das maiores bandas de Cuba.
Nascido na década de 40, o Buena Vista Social Club
era um clube de dança e atividades musicais de Havana, local onde os músicos se encontravam e tocavam, entre eles Manuel "Puntillita" Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferre, Pío Leyva, Anga Díaz.
As canções e o ritmo envolvente fazem renascer em nossa memória toda alegria e riqueza que existiam em Cuba, nos bons tempos de Fidel e sua turma. Ao longo dos anos novos membros entraram no grupo, até porque ninguém vive eternamente.
Nos anos 90, aproximadamente 40 anos após o fechamento do clube, o músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista americano Ry Cooder gravaram um disco chamado Buena Vista Social Club com os músicos tradicionais. Essa obra prima da música se transformou também em um maravilhoso e emocionante documentário que foi aclamado pela crítica, sendo indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário e ganhando o prêmio de Melhor documentário no European Film Awards.
Já em 2006 foi lançado Rhythms del Mundo, um álbum com as estrelas do Buena Vista e da música cubana I
brahim Ferre (sua última gravação antes de morrer em 2005) e Omara Portuondo com artistas como U2, Coldplay, Sting, Jack Johnson, Marron 5, Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs entre outros.


Obs: Se você gostou da dica e quer saber mais sobre esse maravilhoso país, procure também o Filme “Cuba Feliz”.










Ícaro Vieira

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Sem comentários! Muito bom mesmo! O último vídeo nem se fala, a música é prazerosa de se ouvir, já havia escutado-a em sua casa na voz do Coldplay. Bom, no mais, só tenho a agradecê-lo e parabenizá-lo por esse blog que dispõe de textos ótimos e dicas de qualidade que são inexplicavéis, certamente você tem feito a vida de seus leitores muito mais feliz. Beijos meu Icu lindinho, Te amo!
Rafaella Rocha

delena disse...

nossa amei, ja ouvi umas duzentas vezes ahahah. Parabens pela dica, te amo. beijos

Lucio Silveira disse...

Ô jovem!!! Tô meio sumido, né, mas é a ralação aqui... Já conhecia o B.V.S.C., mas não esse disco "Rhythms del Mundo". Logo depois de ler o "post", baixei todas as músicas no Limewire... hehehe... Muito interessantes as versões!!! Aqui, meu caro, atualizei meu Blog (ufa, até que enfim). A partir de agora, serão atualizações constantes, sacou... Tem muita estória pra contar. Dá uma passada lá, ok? Ahhh, e vê se coloca meu Blog na sua lista lateral de favoritos, seu gay!!!!!!! Abraço, fii...
P.S.: Nem vou falar de futebol!!! Tá osso!!!