terça-feira, 21 de agosto de 2007

Sinceramente, eu não quero ser tão sincero assim.

Há algum tempo já venho notando certa repulsão que as pessoas
têm ao se deparar com um indivíduo sincero. Afastam-se, excluem,
consideram o indivíduo portador de alguma deficiência contagiosa,
talvez um louco varrido. A verdade é que a sinceridade nos dias de
hoje é um ótimo repelente. Temos medo da verdade nua e crua. Ela
corta, rasga, fere, atravessa a carne podre e não cicatriza. Diz tudo
aquilo que não queremos ouvir, expõe em excesso o nosso lado
negativo. Fragiliza-nos.
Meus amigos, me pergunto todos os dias para que tanto medo. Não
sabemos escutar as críticas? Ou será que a verdade vem para nos
desmoralizar? Humilhar?
Talvez seja por buscarmos a perfeição, por acharmos que não temos
defeitos, por acharmos que é uma afronta ou simplesmente por
pensarmos que este cidadão (sincero até demais) está querendo
tirar sarro da nossa cara, apenas apontar os nossos defeitos e nos
diminuir. Em momentos como esse, os nossos instintos primitivos
continuam em plena atividade e partir para um contato físico parece
ser a opção mais fácil para calar a diarréia mental que é expressada
em altos decibéis pela boca do infeliz homem sincero.
Agredir? Isso é assustador. Com toda sinceridade, se você “pensa”
assim, eu prefiro aos animais a você. São mais evoluídos.
Desde cedo aprendi a falar a verdade. Mentira? Jamais. Mas acho
que levei ao pé da letra e hoje sou sincero ao extremo e defender
essa bandeira dá muita dor de cabeça. Responsabilidade difícil mas
gratificante. Se não gosto, falo. Se está ridículo, falo. Se foi merecido,
alo. Se foi trapaça, também falo. A maioria não gosta desse meu
jeito, dizem que não é ético, que sou agressivo, petulante. Não estou
nem ai para o que falam, dizer o que você pensa é uma qualidade.
É preciso força e coragem para expressar os seus sentimentos e
parar para escutar é ainda melhor, inteligente. Existe um velho ditado
que diz mais ou menos assim: Temos dois ouvidos para escutarmos
mais e apenas uma boca, exatamente para falarmos menos. Por isso
acho necessário dizer aquilo que você pensa e principalmente saber
escutar as críticas. É difícil no começo, mas com o tempo você pega
a prática. Eu falo mais que escuto, mas o tempo está me moldando,
lapidando minha insanidade mental e já aprendi muito. Pode acreditar.
Já perdi amigos por este meu jeito. Mas se eles não me aceitaram
assim, acredito que não eram meus amigos e do fundo da minha
honestidade, não sinto a menor falta. É claro que tudo tem um limite e
estou conhecendo o meu e dos outros. Você não pode sair por aí
igual uma metralhadora, cuspindo verdades para todo lado.
Infelizmente você precisa ser político. Êita palavrinha safada. A vida
meu caro, é um jogo e aprender administrar a partida é um fator
importante para obter as vitórias ou seguir adiante sem um arranhão,
dente quebrado, nariz esfolado. Mas nem por isso deixem de ser
sinceros, você pode agir com sinceridade sem ser agressivo,
arrogante. O principal é assumir as responsabilidades sobre tudo
aquilo que você faz e diz. Não se preocupe, a vida vai lhe ensinar.
Noites em claro, grandes momentos de reflexão sobre o texto
descrito, pensamentos a mil...
Sabe de uma coisa? Eu não quero mais ser tão sincero assim. Não
quero ser visto como falastrão, louco, diferente.
Os pensamentos voltam a me incomodar...
Que bobagem. Ao mesmo tempo em que existem pessoas que me
odeiam, existem grandes amigos que estão ao meu lado e me
admiram por eu ser assim. Honesto. Sem contrariar os meus
princípios. É... Prefiro conquistar 3 amigos fiéis a ter 1000 falsos
amigos. Aqueles que você sabe como agradar, dizendo palavras
que eles sempre gostam de escutar. A verdade é que, expressar a
sinceridade e saber interpretá-la só faz bem para o cidadão. É o
momento oportuno para corrigir os erros, aprender, amadurecer,
modificar ou simplesmente refletir sobre o assunto e tirar suas
próprias conclusões.
Meu amigo, o mundo está de cabeça para baixo porque aprendemos
a mentir. Para fazer o outro feliz é melhor omitir, ser falso. Ninguém
diz a verdade, tudo está ótimo. Vou te falar, se um dia você me
conhecer, não minta, por favor.
Até pensei em mudar minhas atitudes, mas não quero ser igual a essa
corja que está solta por aí e muito menos ser conivente com essa
farsa. Dizer que está tudo bem, quando na verdade estamos
atravessando a escuridão. Defenda as suas idéias, você pode até ser
um pouco político, caso o seu emprego esteja em risco ou o seu
negócio esteja por um fio, mas não seja pirata.
Deite com a consciência limpa e durma um sono tranqüilo. A mentira
não vai lhe assombrar.


Ícaro Vieira

6 comentários:

Paula Signorini disse...

Caro Icaro...

Sabe que acho que isso eh um problema de brasileiro, neh? A gente fica com "melindres" como dizia minha voh, pra tudo que falam pra gente. Ficamos menos preocupados com a informacao do que com a semantica. Aqui na Inglaterra as respostas sao na lata! E se nao forem assim soam falsidade...

Anônimo disse...

Ícaro, cara, a gente precisa se conehcer! rsrs
Eu também já sofri muito por ser sincera demais e a vida tem me ensinado a controlar minha língua, mas também me traz recompensas, como saber que tenho amigos de verdade, que gostam da minha honestidade e até aprendem a ser mais sinceros comigo ;)
O Na Caixola já está lá no Marketrix também. Valeu, viu?

Abs,
Luciana

Paula Signorini disse...

Icaro,
Nao sei se eh o melhor lugar pra te responder, mas aih vai:
O video é do blog action day e está disponível no youtube. Vc sabe como postar um vídeo do Youtube? Qq coisa me pergunta!
A idéia é mobilizar a blogsfera falando sobre meio ambiente dia 15 de outubro. O texto que tá no Rastro de Carbono é o que aparece escrito no vídeo de divulgação, então se quiser dar um copiar, colar, pode fazer. No site do evento tem uma série de banners que vc pode copiar e uploadear pro Na Caixola, se vc quiser. Não tem nenhum texto padrão não... pode dizer o que quiser.

Unknown disse...

kra...gostei desse texto viu....igual vc falo ..nao podemos sair cuspindo verdade nas pessoas....mas mesmo assim conseguimos ser sinceros...braçao....Tiago..

Década de 50 disse...

Icaro prezado,

Seu texto desmente o título, porquanto, nele, na realidade, você reafirma seu propósito de continuar a ser, não obstante os diversos percalços da vida, o mais honesto e sincero possível, o que lhe tem trazido, conforme você afirma, diversos dissabores e incompreensões.

Não concordo com a missivista Paula, que diz que tal coisa é "coisa de brasileiro". Não é verdade; a hipocrisia e a mentira são frutos desta civilização imperfeita e castradora, que delas se vale quando a conveniência grita mais alto. Ou ela se esqueceu do caso "Jean Charles?". O inglês, até pelo alto grau de civilização que alcançou, necessita ser mais hipócrita do que a maioria das pessoas - o que é a tão falada "fleugma" britânica senão falsidade?

Parabéns pelo texto. Concordo e penso exatamente como você. A maioria das pessoas não está preparada para escutar a verdade, e quem a diz tem de estar preparado para as enfrentar os diversos fariseus da vida.

Anônimo disse...

Aprendi muito