quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Hohoho!!! Infeliz Natal

O Natal está por vir e com ele milhares de sonhos, desejos e realizações. As crianças brincam ao redor da paz e da fraternidade, todos se amam e o mundo compartilha a bondade do bom velinho. Mas no submundo, no inferno inescrupuloso das cidades brasileiras, a realidade é completamente outra. Papai Noel surge com o saco cheio, cheio de tantos impostos, de ver crianças morrendo de fome, inocentes sendo assaltados, deputados passando a perna no povo, policiais corruptos, lavagem de dinheiro, hipocrisia e tantas outras doenças que habitam e transformam nossa população hipocondríaca.
Como é linda a vila do Papai Noel, cenário perfeito para fomentar a revolta. Como é alucinador e anestesiante as luzes incandescentes dos prédios que piscam em um ritmo frenético. Tudo é lindo e a cidade ganha novas cores. Todos se unem para levar brinquedos aos miseráveis, todos se abraçam e fazem uma simples, porém saborosa ceia de natal para os moradores de rua, os políticos até param de roubar. E o resto dos dias? Afinal, um ano tem 365 dias e não apenas 1. Na TV os comerciais deturpam a realidade, inventam um mundo de faz de conta onde todos são felizes e respiram a paz, as famílias estão unidas, a natureza está em perfeita harmonia com o homem, o senado está limpo dos ladrões de gravata, as cidades estão transbordando esperança, os assassinos estão de licença, tudo está em ordem por causa do natal.
Todos reclamam da situação financeira, mas no natal os shoppings estão lotados, todos reclamam das estradas, mas elas estão impossíveis de tantos carros, reclamam do calor e comem pernil assado e tomam vinho, reclamam de tudo, mas esquecem de reclamar da corrupção que não pára, das filas de desempregados, dos moradores de rua que estão por todos os lados. Que natal é esse? Papai Noel não vai querer passar por aqui, do jeito que nosso país é, irão cobrar pedágio e imposto dele. Sabe o que é pior, ele pode ser assaltado, estuprado e assassinado em seguida.
Vamos celebrar o que? A superlotação dos nossos presídios, a menina que ficou em uma cela com vinte homens, a morte de um turismo italiano vítima da violência urbana? Me diz o que podemos comemorar? A desunião das nossas famílias, o senado corrupto, a briga por um pedaço de pão?
Enquanto o nosso Brasil não melhora, vou ficar por aqui de olho nessas luzinhas de natal e nessa musiquinha chata, pois elas me anestesiam. Já ia me esquecendo. Sabe o que eu pedi para o velinho? Pedi um pouco de vergonha na cara do nosso país. Ho ho ho, estamos todos fodidos.



Ícaro Vieira

Um comentário:

Lucio Silveira disse...

Texto perfeito!!! Nada mais a dizer sobre ele. Agora, quanto à mensagem... impossível acharmos uma resposta imediata para todos os problemas do Brasil.

E é esse, ao meu ver, o maior problema brasileiro. A maioria do povo brasileiro é imediatista. Necessita, avidamente, resolver qualquer questão!!! É por isso que o país cresce a taxas ínfimas para a sua magnitude em todos os sentidos.

E, a cada dia que passa, o brasileiro, sofrendo mais e mais com as desilusões que os problemas lhe impõem, vêem-se sedados por uma panacéia coletiva.

Alguns diriam que um estadista conseguiria resolver o problema do Brasil. Acho que não, pois ele seria uma ilha rodeada de uma política contaminada e irrecuperável.

Acho que a saída seria que cada um de nós nos tornássemos estadistas. Para que nossos filhos e netos já pudessem nascer com essa virtude imputada em suas personalidades...

Cairiamos agora no problema do (in)consciente coletivo. Como fazer um país(continente) pensar igual e, pior, à longo prazo!!! Difícil, mas não impossível...

Por enquanto, meu caro, continuamos todos "FODIDOS"...