sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Stone Temple Pilots

Problemas com drogas, tatuagens por todo o corpo, bringas constantes, guitarras nervosas, uma significante presença de palco e atitude. Impossível escrever sobre uma das maiores bandas de grunge dos anos 90 que infelizmente chegou ao fim. Qual o motivo? O abuso no consumo de drogas por parte do vocalista Scott Weiland.
O Stone Temple Pilots foi uma banda norte-americana que tinha influências evidentes de grupos como Led Zeppelin e até mesmo o punk e transformou a vida de milhões de pessoas apaixonadas por um som de qualidade.
Fugindo um pouco da apresentação dessa banda, quero levantar uma questão conturbada. Muitos consideram o Nirvana como uma banda sagrada, intocável, mas me perdoem os apaixonados por Cobain e sua turma, nada na década de 90 é comparado ao Stone Temple Pilots e Pearl Jam. Acho que o sucesso do Nirvana vem muito da mídia que idolatrou o seu vocalista, fazendo o grupo se destacar no mercado fonográfico. Não estou desmerecendo o som dos caras, mas considero a obra dessas outras duas bandas mais trabalhada, coesa e musical. Gostaria de saber a sua opinião, estou delirando ou realmente isso é uma verdade. Não consigo ver muita graça no Nirvana, mais bagunça do que música. Assista os dois vídeos e me diga se estou enganado.






Ícaro Vieira

2 comentários:

Lucio Silveira disse...

Puta merda!!! Até parece que estamos combinando!!! Você posta e eu "meto o dedo na ferida" em seguida. Mas nesse caso, em especial, a ferida estará aberta pra sempre.

Você acertou em cheio em dizer tudo: Nirvana foi produto mais da mídia do que da competência de Kurt Cobain em "segurar a onda" por mais algum tempo... Mas eu respeito Nirvana, tanto que Dave Grohl, ex-Nirvana, está "destruindo" tudo no Foo Fighters (outra banda que me agrada pra caramba).

E Stone Temple Pilots e Pearl Jam são indiscutíveis... Ou melhor, são dignos de serem idolatrados.

Não quero ser inconveniente em exaltar essas duas bandas, mesmo porque cada um tem seu gosto musical, mas posso simplesmente dizer alguns detalhes que as colocam entre minhas preferidas no cenário musical:

Stone Temple Pilots - Vocal fantástico com variedade harmônica e de estilos. Gosto muito do começo da "Dead And Bloated". "Plush" é Plush... Quem ouve só o refrão da "Sex Type Thing" acha que tá ouvindo Nirvana, mas o vocal e o ritmo acelerado faz a diferença no restante da música... "Trippin' on a Hole in a paper Heart" tem uma variação muito bacana e, de novo, o vocal aparece... "Vasoline" é minha preferida; sem explicação...

Já Pearl Jam, não tenho nada pra falar, ou melhor, ouçam o álbum "Ten" e depois a gente discute, ok?

Grande abraço jovem e dá-lhe Rock n' Roll na veia da galera!!! hehehe...

Anônimo disse...

falar o que? apenas ouça e deguste o bom rock!!!